segunda-feira, 9 de abril de 2007

CIBERCULTURA E AGORA?

"Cibercultura
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo. Este termo se relaciona diretamente com à dinâmica Política, Antropo-social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita.

A Cibercultura provém de um espaço de comunicação mais flexível que o produzido nas mídias convencionais TV, Rádio, Jornal. Nas mídias convencionais o sistema hierárquico de produção e distribuição da informação seguem um modelo pouco flexível baseado no modelo um-todos. Já no ciberespaço a relação com o outro se desdobra no contexto do todos-todos. Nesse sentido, este ambiente comunicacional emerge com a potência que comporta o discurso democrático em sua gênese.[3]
Uma maneira interativa de contribuir com novos conceitos e postulados."

Bem, após essa definição à la Wikipédia, após as aulas de Teoria da Cuminicação, surge enfim uma grande questão: Qual é a influência da Cibercultura no meio publicitário?
Essa questão muito me intriga, já que desde o ínicio do curso universitário só aprendemos sobre mídias convencionais, meios e formas de criação tradicionais, e tudo como manda o figurino ou pelo menos mandava. O fato é que na profissão que escolhemos é necessário estarmos sempre atualizados, mas o que não contavamos ( pelo menos não eu ), é que descubriríamos que de certa forma tudo que aprendemos até agora não nos preparou muito para o futuro, e sim para o presente. No futuro, e para alguns já agora no presente, conviveremos com essa palavrinha até pouco estranha no nosso dicionário: Cibercultura; e o que faremos nós pobres publicitários no meio de tanta interatividade? Depois de pensarmos por tanto tempo que era fácil manipular e influenciar as mentes da massa, agora vemos que tínhamos dado um tiro no pé, pois essa massa manipulada agora está entrando na era da interatividade, onde deixam de ser apenas seres passivos que engolem tudo o que falamos e passam a interferir no nosso processo criativo, fazendo-nos pensar mais um pouco, aliás muito mais, para tentar achar um meio para que possamos continuar fazendo nosso trabalho. Adaptação é a palavra. Mas de que forma isso se dá? Bom, queria apenas causar uma pequena reflexão nas cabecinhas criativas de meus amigos publicitários, e é claro fazer uma pequena introdução sobre o que quero discutir na minha monografia. Botem a cabeça pra pensar e comentem!

Um comentário:

José Renato Salatiel disse...

Danielle, vc vai me ajudar em maio, quando vou iniciar o módulo de cibercultura. E vou trazer Levy pra classe (promessa é dívida). Esse blog tá ficando muito bão!